Comércio em Divinópolis permanece aberto

Publicado em 30 de Junho de 2020.

Adesão ao programa Minas Consciente ainda está em estudo

Diante das diversas informações desencontradas sobre a adesão de Divinópolis ao programa do Governo do Estado, Minas Consciente, circulou pela cidade a notícia da possibilidade de fechamento do comércio.

A CDL Divinópolis checou as informações em reunião com o Secretário de Saúde, Amarildo de Sousa e entidades empresarias, realizada nessa segunda-feira, 29/06, na qual foi esclarecido que a cidade permanece com o comércio aberto, seguindo a Matriz de Risco elaborada pela Prefeitura. No entanto, segundo a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, existe a possibilidade de adesão ao programa do estado.

O assunto ainda está em discussão, pois a cidade já avançou na flexibilização com base na Matriz de Risco. Nessa medida, a prefeitura aguarda posicionamento do estado sobre a possibilidade de aceitar a participação no Minas Consciente, porém mantendo a condição atual do comércio.

De acordo com o Presidente da CDL, Luiz Angelo, “na reunião ficou claro que mesmo havendo a adesão, a secretaria afirma que o município tem autonomia para ajustar a sua realidade. Hoje, nossa realidade não é de retroceder, a não ser que haja piora nos indicadores”.

Portanto, no momento não há probabilidade de fechamento ou restrição do comércio, caso ocorra, a informação será amplamente divulgada.

O Executivo Municipal alerta que, para manter o comércio funcionando depende do comportamento das pessoas e empresas quanto à adoção das medidas de segurança sanitária. É preciso que todos colaborarem e sigam rigorosamente as medidas sanitárias amplamente divulgada.

Confira a Cartilha com dicas, cuidados e ações que podem te ajudar e garantir a segurança no comércio.

Outro ponto que necessita de grande atenção, é sobre a disseminação de notícias falsas que circulam nas redes sociais. Na semana passada, um vídeo do início da pandemia foi compartilhado como atual, no qual o Governador Zema anuncia o fechamento do comércio em todo estado, criando pânico entre os comerciantes.

O momento é delicado, é preciso atenção e cuidado! Antes de compartilhar qualquer informação deve-se averiguar a veracidade da notícia.

7 dicas para descobrir se o conteúdo que você recebe por Facebook, Twitter ou WhatsApp é verdadeiro e não ser enganado por fake news