Publicado em 8 de Abril de 2021.
Relatório do Minas Consciente registra 26 pontos na microrregião e 28 pontos na macrorregião Oeste
De acordo com o Relatório de Transparência do Minas Consciente, publicado nesta quinta-feira (08/04), a microrregião de Divinópolis mantém-se na Onda Roxa, do plano estadual.
A Macrorregião Oeste, da qual Divinópolis faz parte, que estava com 22 pontos na semana anterior, subiu para 28 pontos e a Microrregião, que também estava com 22, atingiu 26 pontos. Desta forma, o município continua na Onda Roxa e as medidas relativas ao funcionamento das atividades comerciais e produtivas permanecem iguais.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7/4) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.
Como funciona a progressão de onda
Para definir o avanço de uma macrorregião para um nível mais flexível do Minas Consciente ou a adoção de medidas mais restritivas, o Comitê Extraordinário Covid-19 se baseia em um sistema de pontuação da localidade, elaborado com base nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Considerando indicadores como taxa de incidência, positividade, ocupação de leitos e grau de risco, a macrorregião atinge uma pontuação de 0 a 32, sendo:
– Até 12 pontos: onda verde;
– Entre 13 e 19 pontos: onda amarela;
– 20 pontos ou mais: onda vermelha;
– Avaliação excepcional: onda roxa (criada para restabelecer a capacidade assistencial).
Atualmente, todas as macrorregiões mineiras registram mais de 20 pontos e, por isso, ainda é necessária a manutenção da onda roxa na maior parte do estado. A possibilidade de avanço para a onda vermelha depende de uma avaliação constante e criteriosa desses indicadores, para garantir que a flexibilização não coloque em risco a saúde da população.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.