Publicado em 4 de Abril de 2022.
Todos os segmentos fecharam fevereiro com saldo positivo, com destaque para o setor de serviços
O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com o Instituto Vitaltec, aponta que Divinópolis fechou o mês de fevereiro com o segundo melhor saldo na criação de empregos formais em um ano, com 677 postos, resultado de 3.133 admissões e 2.456 demissões.
No acumulado do ano de 2022 foram 452 empregos criados com 5.703 admissões e 5.251 desligamentos. De março de 2021 até fevereiro de 2022 o saldo também é positivo com 3.544 novos postos de trabalhos criados.
Em um ano foram registradas 30.674 admissões contra 27.130 desligamentos e o estoque de trabalhadores em atividades formais na cidade alcançou o número de 55.357 trabalhadores.
Para o economista do Instituto Vitaltec, Leandro Maia, os dados ainda não representam melhor no cenário econômico. “Em fevereiro mostrou-se uma reversão positiva da taxa de crescimento na criação de novos postos de trabalho na cidade, no entanto, não se pode afirmar que há uma clara tendência de melhora na geração de empregos formais”, esclarece.
Saldo positivo em todos os setores
Analisando-se por setores de atividade econômica, todos os segmentos registraram saldos positivos, fato que não acontecia desde outubro de 2021. Destaque para os serviços com 343 novos postos, seguido pela indústria e comércio com 172 e 150 novos postos respectivamente.
De janeiro de 2021 até fevereiro de 2022 o setor de serviços foi responsável pela maior parcela de geração de empregos na cidade, em segundo lugar ficou a indústria, em seguida ficou o comércio, a agropecuária foi o único segmento que apresentou saldo negativo no período analisado.
Mulheres com baixa escolaridade têm mais dificuldade para conseguir um emprego
De janeiro de 2021 até fevereiro de 2022 houve um saldo acumulado de 2.221 vagas criadas para os homens e 2.137 vagas destinadas às mulheres. As mulheres com idade acima de 25 anos e com baixa escolaridade, retratam o perfil das pessoas com grau de dificuldade para ingressar no mercado de trabalho formal no Brasil.
Divinópolis se destaca no estado e na região
Na região Centro-Oeste, Divinópolis ficou em primeiro lugar na criação acumulada de vagas de emprego em um ano, com 3.499 vagas constituídas, em seguida ficaram Itaúna com 2.708 e Nova Serrana com 1.539.
Na análise estadual, no mês de fevereiro, Divinópolis fica na oitava colocação entre os municípios mineiros com os maiores saldo na criação de empregos formais.
CDL Divinópolis oferece plataforma de vagas de emprego e cadastro de currículo
A plataforma CDL Talentos traz agilidade e assertividade durante a contratação. Com custo ZERO para anunciar vagas, o associado da CDL Divinópolis conta ainda com filtros assertivos para facilitar a triagem dos candidatos mais aptos ao perfil desejado.
E para o profissional que busca uma vaga de emprego, na CDL Talentos ele encontra as oportunidades disponíveis no comércio e serviços de Divinópolis e pode cadastrar seu currículo, deixando visível para quem está contratando. É possível também se candidatar às vagas divulgadas na plataforma.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.