Empresas encontram dificuldade na contratação de profissionais

Publicado em 13 de Junho de 2023.

CDL Divinópolis oferece serviço de consultoria de RH para ajudar as empresas nesse processo

A contratação de profissionais qualificados é um desafio enfrentado por muitas empresas em meio ao cenário de desemprego no Brasil.

Estudo realizado pela Infojobs, em 2022 constatou-se que 84,1% das empresas entrevistadas estão enfrentando maior dificuldade na contratação de profissionais em comparação com os anos anteriores à pandemia. Realidade pode parecer contraditória diante do alto índice de desemprego no país, porém reflete a crescente demanda por indivíduos qualificados.

Os resultados da pesquisa confirmam essa situação: 62,6% dos participantes apontam que a maior dificuldade reside na busca por profissionais qualificados. Em seguida, encontram-se desafios como o envolvimento dos candidatos durante as etapas do processo seletivo, que obteve 9,2% dos votos, a conclusão do processo dentro do prazo estabelecido (7,6%) e a garantia de fornecer feedback a todos os candidatos (7,3%).

Nesse contexto, uma consultoria de RH especializada pode ser uma aliada estratégica, fornecendo recursos, expertise e suporte na atração e seleção de talentos, desempenhando um papel fundamental na triagem e seleção dos candidatos. Com processos estruturados de avaliação, testes psicológicos e entrevistas especializadas, é possível identificar os profissionais que melhor se encaixam na cultura organizacional e nas necessidades específicas da empresa.

Diante disso, a CDL Divinópolis traz para o associado um novo suporte para o gerenciamento dos negócios, o RH Estratégico, com objetivo de oferecer uma visão especializada e recursos que ajudam as empresas a superar as dificuldades de recrutamento.

Ter uma equipe de profissionais altamente qualificados, engajados e motivados, alinhados com os objetivos estratégicos da sua empresa é a fórmula para o crescimento e conquistar destaque no ambiente corporativo.

Com base em uma análise das necessidades da empresa, o RH Estratégico pode auxiliar na definição de perfis ideais de candidatos, bem como desenvolver um plano estratégico de recrutamento.

Segundo a psicóloga da CDL, Ana Laura Araújo, a consultoria do RH Estratégico é um serviço que objetiva colaborar com o empresário na gestão do negócio. “Iremos atuar em colaboração com o empresário, entendendo as particularidades do negócio e alinhando as estratégias de gestão de pessoas aos objetivos corporativos, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do capital humano que compõe a equipe. O papel do consultor de RH é estabelecer uma parceria colaborativa entre gestores e colaboradores, para promover um ambiente de trabalho saudável, estimulante e produtivo, focado no sucesso organizacional”, argumenta.

Como atua o RH Estratégico:

• Nos processos de recrutamento e seleção bem estruturados: A consultoria irá encontrar os talentos certos, com as habilidades e competências necessárias para impulsionar o crescimento da sua empresa.
  • Na organização e aplição de programas de treinamento e capacitação sob medida: com objetivo de aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais dos seus colaboradores. Isso não apenas aumentará a produtividade e a eficiência, mas também contribuirá para um ambiente de trabalho positivo, onde a motivação e o engajamento florescem.
  • Na gestão de desempenho dos colaboradores: Através de sistemas e metodologias eficientes, eles estabelecem indicadores-chave de desempenho e implementam avaliações regulares, proporcionando feedback construtivo aos seus funcionários. Essa abordagem permite o reconhecimento do bom trabalho, a identificação de oportunidades de desenvolvimento e a promoção de uma cultura de alto desempenho.
  • Na criação de políticas e práticas de remuneração justas e atrativas: com o objetivo de garantir que seus colaboradores sejam valorizados e recompensados de acordo com seu desempenho e contribuição para o sucesso da empresa. Essa abordagem fortalece o vínculo entre a organização e os funcionários, aumentando a retenção de talentos e reduzindo os custos associados à rotatividade.

Ao contribuir com o gerenciamento dos negócios e com o desenvolvimento do capital humano das empresas, a consultoria de RH auxilia na superação das dificuldade, construindo equipes de alto desempenho, impulsionando o sucesso organizacional.

Saiba mais sobre o RH Estratégico da CDL Divinópolis em: https://cdldivinopolis.com.br/c/solucoes/rh-estrategico