Estresse no trabalho: o papel da empresa na saúde mental do trabalhador

Publicado em 29 de Julho de 2021.

Como o estresse pode afeta a produtividade da sua equipe

Demandas urgentes, prazos cada vez mais curtos e a pressão por bons resultados são uma constante no ambiente corporativo. E isso, somado aos problemas pessoais e familiares, pode ser um agravante para a perda de produtividade e redução da motivação do colaborador.

A exposição diária a situações que causam estresse no trabalho possui uma dimensão ainda maior. É um círculo vicioso: a busca por mais produtividade gera estresse e o estresse, por sua vez, gera menos produtividade.

Boa parte do tempo de um adulto é dedicado no ambiente de trabalho, inclusive, um trabalhador convive mais com os colegas de trabalho que com os próprios integrantes da sua família. Isso explica por que o ambiente corporativo possui tanta influência sob o nosso bem-estar geral.

Portanto, já que o trabalhador dedica seu tempo e esforços para o crescimento da organização, nada mais justo que a empresa ofereça condições favoráveis de trabalho a ele. Nessa perspectiva, a estimulação do bem-estar e redução do estresse no trabalho é fundamental.

As empresas devem investir esforços na preocupação da garantia da saúde física do trabalhador, por meio da prevenção de acidentes de trabalho e a realização de exames médicos periódicos, por exemplo. Contudo, ainda falta uma preocupação no âmbito da saúde mental.

A importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. O investimento nessa área interfere consideravelmente na capacidade de produção e na motivação de um indivíduo dentro de seu ambiente de trabalho. Os problemas relacionados ao trabalho podem desencadear doenças psicossomáticas.

O ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão.

As preocupações externas, como problemas pessoais, também devem ser levadas em consideração e podem diminuir o desempenho do funcionário, comprometendo todo o ambiente que o cerca.

É um grande desafio das empresas manter a saúde mental de seus colaboradores. Para isso, é preciso um suporte adequado de profissionais qualificados. Um bom plano de saúde empresarial oferece esse apoio aos trabalhadores. O gestor da empresa deve ficar atento aos sinais de estresse do empregado e aconselhá-lo a procurar um bom profissional da saúde.

Para ajudar nesse desafio, CDL Divinópolis oferece a seus associados o plano de saúde coletivo empresarial Prontomed. A cobertura para saúde e segurança de familiares e colaboradores, com valores diferenciados, credibilidade de mercado e todos os benefícios do grupo Prontomed.