Macrorregião Oeste marca 30 pontos no grau de risco do Minas Consciente

Publicado em 21 de Maio de 2021.

TAG's: macrorregiao, oeste, marca, pontos, grau, risco, minas, consciente

Divinópolis permanece na onda vermelha em alerta. Com 32 poderá ir para a roxa

A Prefeitura de Divinópolis informou que, após análise dos dados relacionados à Covid-19 no município e na região, a cidade permanecerá na Onda Vermelha do Minas Consciente.

Na microrregião que Divinópolis está inserida, a pontuação no Minas Consciente passou de 29 para 23 pontos. No entanto, na Macrorregião a situação ainda está delicada, foi de 29 para 30 pontos o grau de risco avaliado pelo plano do governo estadual

Diante destes dados, a Prefeitura alerta que, na segunda-feira (24/05) será analisado se haverá alteração no funcionamento das atividades econômicas ou não.

Principais pontos dos protocolos em vigor para o funcionamento das atividades econômicas

Além dos cuidados gerais para prevenção da Covid-19, uso de máscara, higienização constante das mãos, do local de trabalho e equipamentos, é preciso que as empresas, trabalhadores e população em geral, sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Prefeitura para cada segmento econômico.

As empresas com mais de 10 funcionários deverão preencher diariamente o CHECK LIST PARA PREVENÇÃO DE DISSEMINAÇÃO, conforme modelo sugerido pela Prefeitura.

Todas as empresas comerciais deverão afixar em local visível ao público, a capacidade de pessoas que o estabelecimento suporta. Para esse cálculo deve-se considerar apenas a área de circulação e deve-se considerar também clientes e colaboradores.

PARA COMÉRCIO VAREJISTA EM GERAL, DEPARTAMENTOS, LOJAS DE ROUPA, SAPATARIAS, ACESSÓRIOS, ESPORTES, CAMA, MESA E BANHO.

• Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 9h30 Às 18h30 e aos sábados de 09h às 13h
  • Disponibilizar mecanismo eficiente de controle da quantidade de pessoas em seu interior de modo que seja rigorosamente controlada a capacidade de lotação permitida no local. Quando este mecanismo for físico, como fichas, estes deverão ser de materiais impermeáveis e higienizados a cada uso.
  • Restrição de entrada a apenas 01 pessoa por grupo familiar;

A limitação máxima (absoluta da capacidade) de pessoas nas atividades deve atender simultaneamente a todos os parâmetros indicados na tabela a seguir:

PARA RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E CONGÊNERES

• Horário de funcionamento: Entrada de clientes até as 21horas e fechamento até as 22 horas.
  • Distanciamento de 3 metros entre pessoas (salvo ocupantes da mesma mesa). Distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas. Proibido juntar mesas e ocupação máxima de 4 pessoas por mesa.
  • Proibida a venda de produtos para consumo no local por clientes “em pé”, nos bares, lojas de conveniência e congêneres.
  • Delivery 24 horas, proibida a retirada no local após as 22horas.
  • Permitido o uso de equipamento sonoro e música ao vivo, somente “voz e violão”.
  • Clientes somente poderão retirar a máscara quando estiverem consumindo
  • Os estabelecimentos deverão se responsabilizar por orientar e fiscalizar a proibição de pessoas em pé, ao redor das mesas e nas calçadas. O estabelecimento poderá ser responsabilizado por aglomeração no entorno do estabelecimento poderá

A limitação máxima (absoluta da capacidade) de pessoas nas atividades deve atender simultaneamente a todos os parâmetros indicados abaixo:

Confira aqui todos os protocolos completos e segmentados

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.