Planos de Saúde: como proceder em caso de suspeita de infecção pelo coronavírus


Publicado em 3 de Junho de 2021.

Saiba quais os exames e tratamentos cobertos pelos planos de saúde

Do início da pandemia até os dias de hoje, muita coisa mudou em relação à Covid-19.  No início, o recomendado pelos médicos era aguardar em casa, caso os sintomas fossem mais leves, e só procurar o hospital se o problema se agravasse.

No entanto, o entendimento hoje é outro. A doença mostrou que o quadro do paciente pode piorar muito de uma hora para outra, os especialistas agora alertam para o contrário: aos primeiros sintomas parecidos com os de uma gripe, procure o médico.

De acordo com o portal oficial do coronavírus esses sinais incluem, principalmente:

tosse;

febre;

coriza;

dor de garganta;

dificuldade para respirar;

perda de olfato (anosmia);

alteração do paladar (ageusia);

cansaço (astenia).

A pessoa com suspeita pode procurar o Sistema Único de Saúde e realizar a testagem que leva alguns dias para o resultado. Para os usuários de planos de saúde, há muitas dúvidas quanto a cobertura. É importante que as pessoas fiquem atentas quanto aos seus direitos dos serviços relacionados a Covid-19.  

 

Teste rápido da Covid-19: o plano de saúde cobre?

Sim, o exame que identifica o coronavírus Covid-19, chamado de RT – PCR, é o exame que detecta o RNA do vírus no corpo do paciente e confirma a Covid-19. Ele foi incluído pela ANS no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde — que é a listagem mínima obrigatória de procedimentos que os planos de saúde devem oferecer.

Portanto, é um exame de cobertura obrigatória aos beneficiários da saúde suplementar com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência. A medida passou a valer no dia 13 de março de 2020.

 

Quais outros exames relacionados à covid-19 meu plano de saúde cobre?

Além do RT- PCR, há outros seis exames que auxiliam no diagnóstico e tratamento da Covid-19 que foram incluídos pela ANS, desde o dia 29 de maio de 2020. São eles:

Dímero D (dosagem); 

Procalcitonina (dosagem); 

Pesquisa rápida para Influenza A e B; 

PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B; 

Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e 

PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório. 

Esses exames visam auxiliar no diagnóstico da Covid-19, especialmente em pacientes graves com quadro suspeito ou confirmado. Com isso, ajudam no diagnóstico e no acompanhamento de situações clínicas graves, como a presença de um quadro trombótico ou de uma infecção bacteriana causada pelo vírus. 

 

Internação pelo coronavírus: tenho proteção do plano de saúde?

Sim! Além dos exames citados acima, os planos de saúde também devem cobrir internações (em leitos hospitalares e UTI) e terapias que podem ser empregadas no tratamento de problemas causados pelo coronavírus. 

Porém, vale ressaltar que o beneficiário deve ter atenção à segmentação assistencial acordada no plano. Ou seja: deve estar ciente de que o ambulatorial garante o direito a consultas, exames e terapias, e o hospitalar dá direito a internação. 

Vale ressaltar que no caso dos planos antigos, que foram contratados antes da vigência da Lei nº 9656/1998, valerão as condições que estão estipuladas em contrato.

 

Existe carência para utilizar o plano em caso de Covid-19?

Sim, assim como a cobertura para qualquer outra doença caso o plano exija o período de carência do beneficiário. Isso quer dizer que as carências não são exigidas pelo tipo de doença e sim, pelo tempo de contratação do plano escolhido pelo paciente.

 

Resultado positivo para covid-19: e agora?

O primeiro passo é ficar calmo: o seu plano cobre os tratamentos para melhorar os sintomas, assim como a internação (de acordo com as condições já contratadas pelo plano, como dissemos acima) e, apesar de ser uma doença altamente contagiosa, as chances de recuperação são muito altas.

O mais importante agora é evitar contato com outras pessoas e se isolar em quarentena por 14 dias. Então, cuide-se e cuide do seu próximo, principalmente dos seus familiares.

Nesse momento, é ainda mais importante manter a hidratação, a alimentação saudável e o repouso em dia; tudo isso auxilia para uma recuperação mais rápida e completa. Além disso, tome os devidos cuidados em casa:

use máscara o tempo todo;

depois de usar o banheiro, limpe bem com álcool acima de 70% ou água sanitária as superfícies como vaso, pia, torneira, entre outros. E claro, nunca deixe de lavar corretamente as mãos com água e sabão;

separe toalhas, copos e talheres apenas para o seu uso individual;

descarte o lixo produzido por você de forma separada;

mantenha as janelas abertas para circulação do ar e a porta do ambiente utilizado para isolamento totalmente fechada.

 

Lembre-se: ainda não existe um tratamento para curar a Covid-19, apenas para aliviar os sintomas e ajudar na recuperação do paciente.

 

Viu quantas coberturas o plano de saúde pode oferecer em relação aos casos de coronavírus? Em momentos assim, o plano de saúde é seu aliado para ajudar a enfrentar a doença! A CDL oferece a seus associados o plano de saúde coletivo empresarial com valores diferenciados. Tenha uma cobertura para saúde e segurança de familiares e colaboradores com a credibilidade de mercado e todos os benefícios do grupo Prontomed.

A Prontomed possui exame de diagnóstico do Covid-19, o RT-PCR, com resultados rápidos, em até 36h. Evitando contaminações coletivas no ambiente de trabalho, afastamentos desnecessários do colaborador e danos trabalhistas e comerciais. Tudo com suporte e acompanhamento médico.

 

Entre em contato e solicite uma visita de nossos consultores pelo telefone (37) 3229-7200.

 

Fonte: Pipo Saúde com alterações

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis